PESQUISA

HISTÓRICO DA AVON

1886 - O norte-americano David McConnell abandona a venda de livros porta a porta para investir em perfumes. Nasce, então, a Califórnia Perfume Company, com a coleção de fragrâncias Little Dot. McConnell recruta Ms. Florence Albee para ser a primeira Revendedora Avon – 34 anos de a mulher votar nos Estados Unidos.
1896 - Uma década após sua fundação, a California Perfume Company apresenta seu primeiro folheto de ofertas. Por meio dele, as consumidoras podiam escolher entre perfumes, sabonetes, pó-de-arroz, cremes para a pele, xampus, cremes de barbear, entre outros cosméticos. Nesse mesmo período, a empresa de McConnell contrata Adolph Goetting, o maior perfumista da época. 

1897 - Inaugurado o primeiro laboratório da empresa, em Suffern, nos Estados Unidos.

1939 - No final dos anos 30, a California Perfume Company já distribuía seus produtos em mais de 40 estados norte-americanos e mantinha uma filial no Canadá. O nome da empresa muda para Avon – uma homenagem ao escritor inglês Willian Shakespeare, que nasceu em Stratford-on-Avon e de quem McConnell era admirador.    

1954 - A Avon inicia sua grande expansão ao criar a Divisão Internacional. Com ela, abre filiais na América Latina – como em Porto Rico e Venezuela – depois em alguns países da Europa como Reino Unido, Alemanha e, em 1958, a Avon no Brasil.

1955 - Lançada a Avon Foundation, em Nova York, comprometida com a missão de fortalecer a vida das mulheres e suas famílias, com doação de US$ 400 para ações voltadas à educação. 


1959 - No dia 6 de agosto de 1959, é inaugurada a fábrica da Avon no Brasil, no bairro de Santo Amaro, na cidade de São Paulo. O batom na cor Clear Red, da linha Fashion, é a primeira produção nacional.

1960 - A fragrância Rosa Silvestre é o primeiro grande sucesso comercial da Avon Brasil. Em seguida, vieram as fragrâncias Bem me Quer, Toque de Amor, Topaze, Persian Wood e Noite de Estrelas.
A Avon chega a cidades brasileiras importantes do interior do Estado de S. Paulo e Rio de Janeiro, a Belo Horizonte e à Zona da Mata de Minas Gerais.

1963 - É lançado o primeiro produto infantil da Avon no Brasil. Juquinha, o jabuti esperto, chega nas versões xampu e óleo de massagem. A Avon passa a desenvolver embalagens especiais que viram brinquedos após o uso – colaborando com o desenvolvimento da indústria de embalagens no país.
Lançada a Avon em Revista, dirigida aos funcionários, inovando em comunicação empresarial.
1964 - A Avon inicia suas atividades no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre e em Caxias do Sul.  

1965 - Lançamento da fragrância Wishing, apresentada em colônia, creme sachet, talco perfumado e sabonete. É a primeira linha de produtos da Avon com campanha publicitária em rádio e televisão no país.  

1970 - Em 6 de outubro de 1970 é inaugurada a fábrica da Avon em Interlagos, São Paulo, para onde são transferidas as atividades da antiga unidade. Nos anos 70, as instalações passam por duas ampliações, que permitem a consolidação dos produtos Avon em todo mercado nacional. O destaque em vendas é a fragrância Charisma.

1975 - Implantação da estação de tratamento de efluentes líquidos industriais na fábrica da Avon, que deixa de despejar dejetos orgânicos no Rio Pinheiros.   


1983 - Lançamento do primeiro produto totalmente desenvolvido no Brasil, desde a fragrância até a embalagem, a colônia Encontro. Depois deste sucesso, a Avon Brasil desenvolve inúmeros outros, como as fragrâncias Arts, Trekking, Luiza Brunet, Pretty Blue e Moments.

1984 - Corrida Feminina Avon é realizada ao redor do Parque do Ibirapuera em comemoração aos 25 Anos da Avon Brasil. 

1986 - Comemorados 100 anos de Avon no Mundo. 
Pela primeira vez a Avon participa da Feira de Cosméticos e Produtos de Beleza promovida pelo SENAC (Serviço Nacional do Comércio). O Evento acompanha o 3° Congresso de Beleza que reúne profissionais das áreas de maquiagem, cabelo e estética que contam com a possibilidade de conhecer os produtos da empresa e discutir formulações e aplicações com o Pessoal do Controle de Qualidade. 


1989 - A Avon é a primeira empresa do segmento a anunciar o fim definitivo dos testes de seus produtos com animais.

1990 - Implantação do "Disque 800" pela subsidiária brasileira, em 26 de março, um canal utilizado pelos consumidores de todo o país aproximando-os da Avon. Com a pretensão do atendimento "zero defeito" - ouvir solicitações e atender as queixas. 
1992 - Lançada no Brasil a deo-colônia Lahana, produzida a partir do avançado sistema "living-flowers". Antes, as essências aromáticas só podiam ser extraídas com a destruição da planta. O "living-flowers" preserva a vida da flor, extrai sua essência aromática sem destruí-la e a reproduz sinteticamente em escala industrial.

1993 - Renew é lançado no Brasil no fim do ano, depois da parceria da Avon com o dermatologista Eugene Van Scott, da Temple University School of Medicine. Ele foi o primeiro especialista a realizar estudos da ação do ácido glicólico. 
O programa de incentivo de vendas “Círculo de Distinção” premia trinta campeãs, reconhecendo a determinação e a garra da revendedora.

1995 - Inaugurado, na cidade de Osasco, em São Paulo, o Centro de Distribuição representando a maior operação da Avon no mundo. Destinado às atividades das áreas de separação e distribuição, permitindo a modernização de sistemas e equipamentos.

1996 - A Avon torna-se a primeira grande marca de cosméticos a vender produtos on-line em seu endereço www.avon.com.br, com a criação da loja virtual.  
1997 - Inaugurado o Centro de Distribuição de Fortaleza, no município de Maracanaú, para atender com mais eficiência o Nordeste. Além de criar empregos na região, diminui o tempo de entrega de produtos às Revendedoras.

1998 - Lançamento simultâneo em 53 países da fragrância Women of Earth. A criação da perfumista francesa Cálice Becker uniu flores, frutos e essências encontradas em todos os continentes.
Lançamento de Renew Night Force, um marco de inovação para a Avon. O produto é pioneiro na introdução de novas tecnologias por ter em sua composição a molécula AVC10, a primeira contra a flacidez do rosto e que estimula a produção de colágeno.
Primeira corrida Avon Running, promovendo a saúde de brasileiras de todas as idades e condições físicas.

1999 - Avon e Unifem - Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher - unem-se na luta pelos direitos das mulheres brasileiras. A Companhia patrocina o lançamento de uma agenda que traz, a cada mês, temas ligados à mulher e depoimentos de várias profissionais sobre cidadania, saúde, trabalho, informação, direito, entre outros.
Lançamento da linha de maquiagem Color Trend. Desenvolvida para o público teen, une os conceitos de variedade, qualidade e preço acessível.

2000 - Lançamento do folheto Shopping Mais e Bem Natural no Brasil.
Lançamento do CD do Programa Saúde Integral da Mulher, em formato de programa de rádio. Com linguagem simples e didática, o projeto visou esclarecer dúvidas e orientar mulheres sobre sexualidade, gravidez, menopausa, qualidade de vida, entre outros temas do universo feminino.
A Avon possui mais mulheres em cargos executivos (86%) do que empresas da lista de 500 maiores da revista Fortune. 17 dos 54 altos funcionários (32%) são mulheres, sendo que seis compõem o Conselho de Administração.

2001 - A Avon investe R$ 8 milhões no desenvolvimento local e no lançamento da Coleção Mulher & Poesia, por Vinicius de Moraes, trazendo três versões de fragrâncias.
Andrea Jung assume como presidente mundial da Avon.

 2002 - Lançamento mundial da campanha Kiss Goodbye to Breast Cancer, conhecida no Brasil como Um Beijo pela Vida, que promove a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, para erradicação da mortalidade feminina causada pela doença.
A Avon é eleita pela revista Exame – Anuário Melhores e Maiores como a Melhor Empresa do Setor Farmacêutico, Higiene e Cosméticos.

2003 - Lançamento do Instituto Avon, que tem como missão “promover a saúde e o bem-estar da mulher por meio da mobilização da sociedade”. O Instituto apóia projetos para disseminação de informações, detecção precoce e tratamento do câncer de mama. Criado o grupo de funcionários porta-vozes Um Beijo pela Vida, voluntários para disseminar em suas respectivas áreas as ações relacionadas ao Instituto.

2004 - A Avon Foundation lança a campanha Speak Out Against Domestic Violence, contra a violência doméstica. A atriz Salma Hayek é escolhida como porta-voz mundial da campanha.
Após um ano de Instituto Avon no Brasil, a campanha “Um beijo pela vida” bate recorde de arrecadação: dois milhões, gerados com a venda de diversos produtos que apóiam a causa.
2005 - Segundo o Instituto de Pesquisa Datafolha, a Avon é a empresa mais lembrada no segmento de Cosmético, na categoria Produtos e Cremes de Beleza.

2006 - Lançamento de Renew Alternative – Creme Facial Intensivo Antiidade, resultado de uma inovadora fusão das Plantas Orientais com a Tecnologia Ocidental.
Em comemoração aos 120 anos da Avon global, a Avon Brasil preparou um informativo publicitário no jornal Folha de S.Paulo, contando um pouco da trajetória da companhia.

2007 - Lançada em nível mundial a campanha institucional Viva o Amanhã, no dia 08 de março, na sede das Nações Unidas, em Nova York, baseada na trilogia Beleza, Autonomia e Envolvimento Social. O amanhã depende do que você pode fazer hoje.

O Clube das Estrelas,o maior programa de incentivos da Avon Brasil, está comemorando 10 anos de sucesso, com muitas histórias vitoriosas. 

2008 - A Avon Brasil faz 50 anos. As comemorações duraram todo o ano com almoço reunindo os presidentes nas diversas fases da empresa no país, gravação e perenização (áudio, vídeo) pelo Museu da Pessoa de 50 depoimentos significativos de histórias de vida com a Avon, desenvolvimento de painel comemorativo do design das capas dos catálogos brasileiros de todos os tempos, dentre outras.

Em 2011 a Avon fez 125 anos criando batons, blushes, máscaras, fragrâncias, loções, cremes. Acima de tudo, 125 anos criando oportunidades para a mulher. Não só de beleza, mas de desenvolvimento e conquistas. Dizendo não ao câncer de mama. Não à violência doméstica. Doando mais de 800 milhões de dólares a essas causas e a outras que são tão importantes para as mulheres.
125 anos dizendo sim à independência financeira de mais de 6 milhões de Revendedores em mais de 100 países.

Deseja saber mais sobre a AVON?

Nenhum comentário:

Postar um comentário